Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

.gentileza!

Hoje resolvi falar de uma temática que não é nada nova, todavia merece ser sempre lembrada: "gentileza gera gentileza" e ".".

Falando nisso... Alguém lembra da história do Profeta? Muito bacana. Lembrei dela quando li o post do Marcus falando das poesias em nossos ônibus (aqui em POA) ... E pasmem! Passou uma matéria sobre isso HOJE (26/10) no Jornal do Almoço.
José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.



"Gentileza gera gentileza" é a frase mais conhecida.

Vale a pena ler mais em:



Então... Depois de ouvir a canção [interpretada pela Marisa (amo!)] te pergunto:

além de gentileza...
gentileza gera?







[até a próxima semana! direto da "cidade  maravilhosa"... bjs]

18 comentários:

  1. Gentileza
    Marisa Monte

    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    A palavra no muro
    Ficou coberta de tinta

    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    Só ficou no muro
    Tristeza e tinta fresca

    Nós que passamos apressados
    Pelas ruas da cidade
    Merecemos ler as letras
    E as palavras de Gentileza

    Por isso eu pergunto
    À você no mundo
    Se é mais inteligente
    O livro ou a sabedoria

    O mundo é uma escola
    A vida é o circo
    Amor palavra que liberta
    Já dizia o Profeta

    ResponderExcluir
  2. Grassi, ADOREI!

    Eu acho que gentileza também gera alto astral... Não sei explicar... parece que quando as pessoas são gentis umas com as outras cria-se um clima 'diferente' no ar.

    Muito legal este teu post, cheguei cantando Marisa Monte na PUCRS. :o)

    ResponderExcluir
  3. E como cantou Gonzaguinha, em 'Gentileza':

    Encontrar
    Perceber
    Se olhar
    Se entender
    Se chegar
    Se abraçar
    E beijar
    E amar
    Sem medo
    Insegurança
    Medo do futuro
    Sem medo
    Solidão
    Medo da mudança
    Sem medo da vida
    Sem medo medo
    Das gentileza
    Do coração.

    ResponderExcluir
  4. Estava pesquisando agora sobre a vida do Profeta Gentileza e encontrei isto aqui:

    "Profeta Gentileza, em suas palavras e gestos, ensinava que todos nós devíamos falar “por gentileza” em vez de “por favor”, “agradecido” em vez de “obrigado”, pois ninguém deve favor a ninguém e ninguém é obrigado a nada nessa vida."

    Fonte: http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/filosofia_virginia/marcio_jose_gentileza_gera_gentileza.htm

    _____________________


    Grassi, AGRADECIDA por ter compartilhado GENTILEZA com a gente. ;)

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Vale à pena conhecer o movimento Rio com Gentileza:

    http://riocomgentileza.com.br/index-1.html

    "Rio com gentileza é um movimento espontâneo criado por admiradores do Profeta Gentileza com o objetivo de preservar
    e salvaguardar a sua obra e mensagem, estimulando a adoção da gentileza nas relações sociais."

    ResponderExcluir
  6. Após 'tombamento' como patrimônio cultural, as pinturas e escritos do Profeta Gentileza podem ser vistos nestas pilastras no Rio de Janeiro:

    http://www.riocomgentileza.com.br/mapa.html

    Semana que vem, Grassi e Eu, estaremos no Rio De Janeiro. Vamos tentar tirar umas fotinhos lá para sozializar com vcs. ;o)

    ResponderExcluir
  7. Você não precisa ser bonito, mas pode ser gentil.
    Você não precisa ser rico, mas pode ser gentil.
    Sendo gentil você se torna uma pessoa bonita e rica de espírito, você pode contagiar outras pessoas com sua gentileza e tornar-se agradável.

    ResponderExcluir
  8. 'Gentileza' gerou pesquisa, conhecimento e poesia.

    :D

    AGRADECIDA!

    ResponderExcluir
  9. Gentileza gera paz, educação, mais amor no coração!
    ;-)

    ResponderExcluir
  10. Sabe que ontem uma aluna, conversando comigo, dizia:

    - Eu não suporto aquela professora. Ela é muito grossa! Muito estúpida!

    E eu fiquei pensando naquilo que ela dizia, porque eu achava o oposto daquilo. Inclusive perguntei se estávamos falando da mesma pessoa. E disse:

    - Eu tenho uma visão completamente diferente dessa professora. Ela é um doce, muito delicada.

    E a aluna respondeu:

    - Claro, né. A senhora é sempre educada com ela. Fala num tom suave. Ela só pode responder da mesma forma.

    __________________


    Precisa comentários?

    ResponderExcluir
  11. Oi Carrrrla! Que bom q gostou!
    Eu curti bastante... Que coisa bonita né?! E eu acredito que a gentileza gera alto astral sim... Ai eu me sinto super bem...

    Esses dias eu fui ao supermercado fiz compras e qdo cheguei no carro lembrei de uma coisa que tinha esquecido de comprar...

    Voltei e peguei a tal coisa [não lembro o que]

    Fui passar num caixa rápido e uma moça com uma cestinha me olhou e disse: "pode passar... estás só com isso".

    Essa história tem meses já... Mas gostei tanto da pequena gentileza da moça... 

    ... São coisas pequenas que fazem diferença!!!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  12. Bem isso, Grassi!
    Concordo contigo: são coisas pequenas que fazem a diferença!

    ResponderExcluir
  13. Oi Gurias, como passo aqui muito de "vezemquandomesmo" rsrsrs adorei esse post sobre Gentileza e compartilho esse vídeo que também fala sobre isso, quem quiser vale a pena conferir!

    CAMPANHA ABRAÇO GRÁTIS (Floripa)
    http://www.youtube.com/watch?v=eU5UibQF92k

    Um beijo grande e parabéns pelo "PUB"

    ;-)

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Gentileza gera amor e paz... li isso de um carro que estava estacionado ao lado do ônibus com poesia que eu estava, sexta...

    Adorei o post, Grassi.

    Maira, o dia em que as pessoas se permitirem a um abraço... teremos um mundo melhor = )

    ResponderExcluir
  16. Com certeza Marcus gentileza gera paz e retribuição... uma corrente do bem!

    :-)

    ResponderExcluir