Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

terça-feira, 14 de junho de 2011

.amizades modernas.


Com o avanço tecnológico as coisas vão mudando, as pessoas vão mudando e tudo muito rapidamente. Nossos conceitos também!

Eu sou do tempo que não existia e-mail. Que internet era coisa de outro mundo (ou outros países). E quando inventaram o ICQ todo mundo ficou maravilhado....  lembro que fiquei tri feliz quando aprendi a criar e usar uma conta de e-mail. E ficava mais feliz ainda quando recebia uma mensagem de alguém.

Agora tudo avançou muito rapidamente. Hoje temos celulares com câmeras de alta resolução e que acessam a internet e podem compartilhar tudo que registramos.. tudo isso enquanto você pega um ônibus ou está trancado em um engarrafamento.

Mas nesse mundo moderno em que vivemos existem muitas contradições.
Idéias como: redes de amizades, compartilhamento de informações, redes sociais, globalização, encurtamento de distâncias...
Convivem tranqüilamente com o egocentrismo das pessoas, a crescente violência, hipocrisia das autoridades, desigualdades sociais e coisas do gênero. As pessoas estão cada vez mais egoístas, ignorantes (em todos os sentidos)... se matam por brigas no trânsito, só pensam em tirar vantagens sobre os outros... enfim, um caos.

Sobre todas as coisas que mudaram nos últimos tempos, esses dias parei para pensar especialmente sobre uma delas: as amizades.

Não sei se isso ocorre somente comigo, mas hoje tenho dificuldade de fazer amizades sólidas. Não me refiro aos “conhecidos”, porque isso ainda é fácil, mas me refiro às amizades como antigamente... aquelas pessoas que a gente pode contar em todos os momentos, bons e ruins. Achei que a internet fosse facilitar.. mas hoje penso que não facilitou nem dificultou.. apenas modificou... as relações mudaram.

Tenho amigos do passado que mantenho uma proximidade até hoje. Pessoas que conheço desde os tempos de Lobinho (do grupo escoteiro), e que ainda falo semanalmente. Tenho amigos que moram no exterior e que, se não fossem os meios virtuais, eu não teria como manter contato freqüente.
Entretanto no dia-a-dia, nas empresas, nos círculos sociais, parece que as amizades são muito superficiais.. parece que fica difícil adquirir confiança...

Mas daí surgem algumas pessoas que, através de um simples blog, criam vínculos absurdamente sólidos. Pessoas que você nem conhece pessoalmente, mas que são capazes te entender plenamente. Pessoas que estão distantes mas enxergam nossas lágrimas e percebem o momento de nos consolar. Pessoas que nos fazem sorrir mesmo em momentos difíceis e que nos deixam preocupados no caso de eventuais desaparecimentos. São pessoas que talvez nunca tenham a dimensão dos efeitos que causam em nossas vidas, mas que são realmente importantes.
Como "somos responsáveis pelo que cativamos", não devemos tratar com descrédito essas amizades virtuais... elas são tanto ou mais importantes do que as outras.

Será que meus amigos virtuais concordam?

7 comentários:

  1. I Agree! Condordo plenamente. Mas vou concordar mais ainda quando eu for mediadora desse blógue. Eu mereço.

    Tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. Então...

    Acredito que conversações virtuais limitam expressarmos o que sentimos... ainda mais eu, péssimo com a palavra escrita, não sei transmitir em linhas o que gostaria realmente de transmitir. Mas o tema é "Amizades modernas". Não havia parado pra pensar sobre o assunto, até agora... ontem, quando li esta publicação, comecei lembrar, o que lembrava apenas como recordação, do blog vezenquando, onde nos conhecemos e então parei pra pensar que, é fato! fizemos amizade, somos amigos! me refiro a vocês assim, amigos, amigos do vezenquando. Pablo, concordo contigo, mesmo!

    Forte abraço ermão!!

    ResponderExcluir
  3. Isso que é meio louco meu Brodi, pois tem pessoas que conheço desde o jardim de infância, mas que não considero tão amigos como vocês!

    ResponderExcluir
  4. Gurizes, a internet tem uma coisa muito legal: ela nos mostra por dentro. Na internet, a maioria das pessoas sente-se confortável em manifestar o que sente ou o que deixa de sentir, pelo fato de estar "protegido" atras de um micro, onde o "olho no olho" não existe. No nosso caso, o "olho no olho" talvez nos deixasse tímidos, envergonhados para verbalizar as tantas coisas que escrevemos; mas nos sentimos perfeitamente confortáveis para escrever. Não fosse esse mundo virtual que nos permite manifestar nosso pensamento "sem medo de ser feliz"; talvez nunca tivéssemos alcançado um patamar tão bacana de amizade. Como é que eu sei que o Feio é um homem raro? Pq eu já tive exemplos da sensibilidade desse guri através das palavras dele. Se eu tivesse sido colega de colégio, vizinha, colega de trabalho, eu não teria chego a esta conclusão pq certamente ele não FALARIA. Mas ele ESCREVE. Assim como eu, assim como Pablo, como a Carrrrrrrla. E que bom que nesse espaço vasto e propicio pra tanta coisa [algumas ruins, todo mundo sabe!] a gente pode criar laços de amizade tão bacanas.


    Sim, hj acordei Phylósopha.
    Beijos em todos e um baita bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o post do Pablo!
    Inaugura bem essa nova fase do Vezenquando!
    Estamos aqui novamente! Que coisa boaaaaa!

    Somos AMIGOS! Amigos virtuais, com toda a dimensão do que significa uma AMIZADE!

    Fazem uns 15 anos que eu não vejo o Feio, uns 5 anos que eu não encontro a Rita, uns 2 anos que eu não vejo o Pablo... e o Viptor eu não conheço pessoalmente...

    Mas é com a Rita que eu tomo café todas as manhãs e algumas cervejas à noite...

    É com o Feio que eu canto músicas todos os finais de semana e passei a última sexta de carnaval fora de época de Uruguaiana...

    Acompanhei com o Pablo toda a expectativa da chegada da Gi...

    Foi com o Viptor que passei a semana cantando Gozaguinha e que curti os últimos especiais do Roberto Carlos...

    TUDO ONLINE!

    Sim, Pablo, eu acredito na nossa amizade virtual, em toda a dimensão de uma sincera amizade!!!

    ResponderExcluir
  6. Um brinde a nossa amizade!!!

    FIREWORKS na vida de vocês:

    É O QUE EU DESEJO!!!

    ResponderExcluir
  7. Τhіs is the perfect web site for еverуone who wiѕhes to underѕtand this topіc.
    Үou know so much its almost tough to аrgue ωith you (not that I reallу will nеed to…ΗaHa).
    You ԁefіnitelу рut a frеѕh spin
    on a topic which has been written аbout for years.
    Great stuff, ϳust wondеrful!
    My page : cocinas modernas

    ResponderExcluir